Loading...
NOSSOS SERVIÇOS 2019-04-30T16:39:59+00:00

Serviços de Topografia em São Bernardo Campo

Topografia e Agrimensura

Os serviços de Topografia e Agrimensura oferecidos pela TÁPIA TOPOGRAFIA são:

Serviços de Topografia em São Bernardo Campo
Topografia é uma ciência que estuda todas as características presentes na superfície de um território, como o relevo e seus acidentes geográficos naturais ou artificiais desta localidade.

Surgem então dois conceitos aplicadas em topografia:

Levantamento Topográfico: Conjunto de métodos e processos planimétricos e altimétricos, que tem objetivo de obter as coordenadas topográficas de pontos de apoio no terreno.

Demarcação: Na Topografia é também a utilização de métodos e processos, planialtimétricos, através dos quais é materializado no terreno o projeto que foi desenvolvido no escritório. Sendo a locação topográfica utilizada para executar o projeto de acordo com as suas premissas.

Pode-se concluir que a topografia, é um meio indispensável para a concretização de projetos de construção civil, rodoviária, hidrelétrica, aeroportuária, mecânica, etc… que necessitam de medidas e informações relativas ao local onde se destina.

A Topografia pode ser destinada à:
– demarcação de terreno, lotes, divisão de área, Obras Civis e Industriais
– locação e demarcação de obras, terreno, terraplanagem de terrenos, valas, túnel, etc.
– Fiscalização de obras Civis e industriais
– Cálculo de volumes de corte e aterro movimentados
– Levantamentos topográficos para usucapião, para estudo de projeto, para retificação de áreas, unificações e desmembramento de lotes, sejam eles rastreado ou não.

O Levantamento Planialtimétrico fornece em uma planta onde apresenta todos os detalhes importantes existentes no terreno tais como: perímetro das divisas, vias de acesso, árvores, bocas de lobo, córregos, curvas de nível, perímetro externo das construções, cotas de vizinhos e demais interferências, para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos, mostrando assim os acidentes geográficos do terreno, representado através curvas de nível e ou planos com cotas altimétricas.

Esta planta além de apresentar a altimetria do terreno, ele descreve o terreno com exatidão nas suas medidas perimetrais planas e ângulos para o fechamento e calculo da área.

Sempre partindo de uma origem pré-definida e algumas vezes com auxílio de equipamentos como o GPS topográfico, os levantamentos planialtimétricos são executados com equipamento topográfico de extrema precisão e instrumentos adequados, atendendo as  especificações do contratante.

O Levantamento Planimétrico Cadastral, fornece em uma planta com informações da superfície do terreno como construções, guias, postes e outros detalhes necessários, sem altimetria dos pontos, este levantamento descreve o terreno com exatidão nas suas medidas perimetrais planas e ângulos para o fechamento e cálculo da área e é muito utilizado para processos de retificação.

O Levantamento Perimétrico, fornece em uma planta com informações apenas do perímetro do terreno descrevendo com exatidão suas medidas perimetrais planas e ângulos para o fechamento e cálculo da área. Este levantamento é utilizado para a conferência de área e medidas de terrenos.

O trabalho consiste no levantamento interno detalhado das edificações com as medidas e níveis existentes, transformando as informações aferidas, em um desenho arquitetônico que irá representar a atual situação de distribuição dos cômodos, pontos de tomadas, pontos hidráulicos e detalhamento das estruturas.

Neste trabalho também é fornecido a critério do cliente alguns cortes e desenho das fachadas do imóvel com o intuito de facilitar o detalhamento do local.

O trabalho consiste na representação no papel da fachada, com a máxima fidelidade dos pontos obtidos em campo, com as vistas principais (frontal, fundos e laterais) da edificação, com a finalidade de fornecer dados para execução de obras de reforma ou ampliação para alterar ou manter suas características.
Este é um procedimento que permite a correção do registro ou averbação quando os dados se mostrarem omissos, imprecisos ou não exprimirem a verdade.

Segue alguns casos que isto pode ser feito como, por exemplo, omissão ou erro na transposição de elementos do documento; indicação ou atualização de algum dos confrontantes; alteração de denominação de logradouro público; indicação de rumos, ângulos ou inserção de coordenadas georreferenciadas, alteração ou inserção de área que resulte de mero cálculo matemático; reprodução de descrição de imóvel confrontante; e inserção ou modificação de dados de qualificação pessoal das partes.

Este é um procedimento que permite juntar dois ou mais lotes, juntos aos órgãos de registros imobiliários e municipais. Para isto é necessário o levantamento perimétrico do imóvel para analise das divisas e unificação dos lotes. Existe ainda algumas situações para lotes pequenos onde esta unificação pode ser feita somente com croquis.
Desdobro de lote é a divisão do lote para formação de novos lotes, com frente para via oficial de circulação já existente, sem abertura de novas vias e nem prolongamento das vias já existentes. Para isto há necessidade do levantamento perimétrico do imóvel para analise das divisas e divisões dos lotes. Existe ainda alguns casos para lotes pequenos onde desdobro/desmembramento pode ser feito somente com croquis.
Este levantamento tem a finalidade regularizar imóveis através do processo de usucapião, onde o imóvel não tem uma matrícula registrada no cartório de registro de imóveis.

O processo de usucapião possibilita regularizar a propriedade por quem exerceu a posse, pelo tempo determinado em Lei, com vontade de ser dono e sem oposição.

Popularmente envolvendo imóveis urbanos e rurais, a regularização através do processo de usucapião é feito geralmente nas seguintes situações:

– Imóveis adquiridos há muitos anos, por contrato particular, de pessoas falecidas ou desaparecidas;
– Imóveis adquiridos há muitos anos, por contrato particular, de empresas que não existem mais;
– Imóveis deixados por herança, mas sem inventário;
– Imóveis adquiridos apenas com recibos de pagamento;
– Imóveis adquiridos sem contrato escrito (contrato verbal);
– Imóveis adquiridos por doação não formalizada;
– Imóveis adquiridos por abandono do proprietário;
– Imóveis adquiridos pelo exercício da posse de sobra de área de loteamento.

Georreferenciamento ou georreferenciação de um imóvel em área urbana, consiste em identificar a localização do imóvel no sistema de coordenada global. Em algumas cidades o Georreferenciamento deve ser feito para amarrar a área no sistema cartográfico local.
Georreferenciamento ou georreferenciação de um imóvel em área rural, consiste em identificar a localização do imóvel no sistema de coordenadas global.
Este serviço é utilizado para identificação e localização de um imóvel para atender as legislações do INCRA. No Brasil, a Lei 10.267/01 torna obrigatório o georreferenciamento do imóvel para alteração nas matrículas, como mudança de titularidade, remembramento, desmembramento, parcelamento, modificação de área e alterações relativas a aspectos ambientais, respeitando os prazos previstos.
O controle de recalque permite que as estruturas das construções sejam monitoradas a fim de verificar seu comportamento, determinar as movimentações e identificar a necessidade de aplicar medidas preventivas e corretivas.

Nossos equipamentos de alta precisão junto com nossos profissionais nos dá condição de fazer esse acompanhamento e controle, oferecendo soluções seguras.

O método mais comum, para a realização do controle de recalque na construção civil, é através do nivelamento geométrico de alta precisão, onde instala-se pinos nos pilares e de tempo em tempo realiza-se leituras de nivelamento com precisão de micra. A partir dessas medições é possível saber, por exemplo, qual é a velocidade do rebaixamento, se trata-se de um recalque total (Quando toda a construção se movimenta por igual) ou de um recalque diferencial (Quando apenas parte da construção se movimenta).

A implantação e rastreamento de marcos geodésicos são definidos pelo Sistema Geodésico Brasileiro. Estes marcos tem a finalidade de servir de base para amarração em outros trabalhos. Todos os marcos devem ser seguidos de monografia conforme a ABNT.
Demarcar uma obra consiste exatamente em medir e colocar no terreno a posição das fundações, paredes, colunas, bases, níveis e terraplanagem fornecidos pelo projeto executivo, materializando os principais pontos através de piquetes ou vergalhões.

Para locar obras de pequeno, médio ou grande porte, necessita de equipamentos de topografia com maior precisão (Estação Total e Nível).

A topografia é uma importante ferramenta para obras que exigem precisão, rapidez, economia e garantia para a execução de um projeto perfeito.

Disponibilizamos mão de obra equipada e especializada destinada a acompanhar e locar quaisquer pontos de sua obra. Nossos funcionários estão habilitados a trabalhar com os mais modernos equipamentos topográficos.
O projeto de loteamento se assemelha em partes com o projeto de desdobro, tal como a divisão de uma gleba em lotes, fazendo a abertura de novas vias de circulação ou prolongamento das vias existentes, para elaboração do projeto é necessário uma planta de levantamento planialtimétrica cadastral.

Para o projeto do loteamento é necessário uma certidão de diretrizes fornecida pela prefeitura, nela vai constar os primeiros parâmetros para o desenvolvimento do projeto com as reservas de quantidades de área verde, área institucional, área de arruamento, etc…

O projeto de terraplanagem informa e demonstra os platôs projetados do terreno, de forma a acomodar o projeto de execução. Este projeto tem como objetivo a conformação do local para implantação de loteamentos, vias urbanas, prédios, casas e industrias. Identificando seus volumes de corte e aterro.

Ele indica a proposta da terraplanagem contendo dimensões planimétricas e níveis de platôs, taludes, rampas, inclusive cotas de níveis inicial e final.

O projeto de Drenagem é realizado com o intuito de designação das instalações destinadas ao escoamento de águas pluviais, seja em loteamentos, edifícios, rodovias, na zona rural ou na malha urbana em geral.

A drenagem urbana não se restringe aos aspectos puramente técnicos impostos pelos limites restritos à engenharia, pois compreende o conjunto de todas as medidas a serem tomadas que visem à atenuação dos riscos e dos prejuízos decorrentes de inundações aos quais a sociedade está sujeita.

Realizamos cálculo de volumes para controle de saída de material, corte, aterro e reaterro para os mais variados tipos de projetos, como dragagem, estradas, loteamentos, terraplanagem e mineradoras, a partir de dados de levantamento topográfico.

Estes cálculos são realizados para novos projetos, sendo necessário equipamentos e softwares específicos para realização do cálculo de volume, e a elaboração de um projeto de terraplanagem, feito por profissional treinado e qualificado para executá-lo, de modo a se obter um resultado preciso.

Estes serviços de alta precisão, demandam equipamentos especiais, os casos mais utilizados são o alinhamento de máquinas e robôs, junto ao nivelamento de precisão voltados à mecânica, incluindo medições geométricas, perpendicularismo, paralelismo, linearidade, posicionamentos angulares e de curvas e nivelamentos com precisão de centésimo de milímetro.
Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível e uma régua colocada verticalmente nos referidos pontos.

Neste serviço é possível observar os desníveis do local, com diversos planos horizontais e determinando dessa forma as diferenças de nível do local.

Neste acompanhamento administramos desde o projeto até sua execução com a demarcação, cálculos de volumes movimentados, pavimentação executada e “As Built”.
O serviço consiste em determinar e marcar o posicionamento do furo de sondagem e a sua cota altimétrica através de um ponto conhecido onde será executada a sondagem geológica do terreno. A materialização do ponto será feita através de piquete e estaca testemunha. A apresentação gráfica será através de planta da área ou da linha, em escala, com o posicionamento do furo, seu número e cota, bem como as distâncias entre os furos a as divisas próximas.
Elaboração de Memoriais Descritivo para desmembramento, unificação de lotes, retificações de áreas e loteamentos, onde descrevemos de forma clara as características necessárias do local.
Elaboração de laudos e parecer técnico para ações judiciais, realização de pericias, arbitramento, assistência técnica.
Elaboração de Laudos de Estabilidade e Segurança, para pequenas e grandes empresas com engenheiro civil capacitado.

Com o avanço tecnológico, trazemos para complementar nosso portfólio os levantamentos planialtimétrico efetuados por drones que tiram fotos aéreas do espaço a ser mensurado com a finalidade de fazer cálculos de volumes em grande escala, as vantagens do aero levantamento é a velocidade que o levantamento é efetuado, gerando assim uma economia considerável no custo do levantamento.